• Onvit

Nosso processo de beneficiamento da castanha de caju parte 8!

Hoje iremos explicar como ocorre os processos de: despeliculamento manual, torragem a óleo, torragem a seco e a segunda etapa da centrifugação.

No post da semana passada nós paramos na parte onde ocorreu o processo de seleção manual, assim a etapa seguinte será o despeliculamento manual ou raspagem. O mesmo consiste na retirada dos pequenos pontos de película ainda aderidos à amêndoa de castanha de caju, por meio do uso de estiletes (pequenas lâminas afiadas), sem que a superfície do produto seja afetada por cortes ou arranhões. As amêndoas que possuem a película muito aderida são raspadas manualmente e passam por uma separação, em: W1, W5, pedaço (P), batoque (B) e banda (S).


As amêndoas inteiras e em pedaços seguem para a torragem a óleo, onde são torradas, separadamente, em fritadeira com óleo de algodão. As amêndoas são colocadas na fritadeira através de cestos, e ficam submersas no óleo por 6 a 9 min, dependendo do tipo de amêndoa, e a temperatura é de 100 a 120°C. Após, os cestos com as amêndoas torradas são retirados da fritadeira e colocados num suporte acoplado a fritadeira, e depois são transferidos para uma mesa ao lado do equipamento para escorrer o excesso do óleo. Nessa etapa, uma amostra do óleo utilizado é coletada diariamente para verificação da saturação. As amêndoas granuladas, incluindo a farinha, e as amêndoas inteiras também podem ser torradas a seco (assadas) num forno de placa circular, à gás, dependendo da solicitação do cliente. A temperatura e o tempo do processo variam de acordo com o produto:

  • Granulados: mínimo 6 minutos em temperatura acima de 80°C;

  • Amêndoas inteiras: mínimo de 3,5 minutos em temperatura acima de 80°C.


Após a torragem a óleo ou a seco, as amêndoas são colocadas no cesto da centrífuga, e são centrifugadas por 10 segundos (no caso das amêndoas que serão salgadas) ou 15 segundos (no caso das amêndoas que não receberão sal), a uma rotação de 1700 rpm, para retirada do excesso do óleo. No caso das amêndoas torradas e salgadas, as mesmas passarão menos tempo na centrífuga para facilitar a aderência do sal à superfície das amêndoas, na etapa de adição desse ingrediente.


Com isso nós finalizamos o post dessa semana, voltaremos a nos ver na próxima postagem onde iremos entrar na reta final do nosso processo produtivo. Nos vemos lá!


#OnvitNatural #VivemosMais #VivemosMelhor #AmêndoadeCastanhadeCaju #CastanhadeCaju

© 2023 todos os direitos reservados.

  • Facebook
  • Instagram
Para acessar nossa política de privacidade, clique aqui, e para acessar nossos termos e condições de uso, clique aqui.