• Onvit

Nosso processo de beneficiamento da castanha de caju parte 7!

Hoje iremos explicar como ocorre os processos de: segunda etapa da separação, cubitagem, segunda etapa do peneiramento e a seleção manual.


Após a terceira etapa de ventilação, as amêndoas de castanha de caju são separadas em bandas (S) e pedaços (P); as amêndoas são colocadas num funil, e através de uma calha vibratória caem num cilindro alveolar rotativo. Os pedaços caem dentro dos alvéolos e depois caem na esteira. As bandas segue no cilindro até a calha final. A máquina também é ajustada, dependendo dos tamanhos.


Depois da separação em pedaços e bandas, a próxima etapa é a cubitagem. Onde nesse processo o objetivo é triturar e peneirar as amêndoas para resultar nos produtos granulados (SP, SSP, G, X e farinha), a quebra das amêndoas ocorre através de 2 rolos dentados (pentes). Em seguida há a segunda etapa do peneiramento, onde ocorre a separação das amêndoas pedaço (P) e dos demais granulados. As amêndoas seguem para um funil o qual despeja as mesmas no conjunto de peneiras. A peneira tem 06 opções de tela, podendo ser utilizadas 4 telas de cada vez. As telas selecionam os seguintes produtos: P, SP, SSP, G, X e farinha (F).


Por último as amêndoas inteiras (classificação W e suas variações) e em pedaços (classificações B, S e P e suas variações) sobem para o setor da seleção manual, onde são organizadas por lote sobre estrados, e, de acordo com a produção, são levadas e despejadas manualmente num funil; sendo as amêndoas direcionadas para as esteiras. As colaboradoras responsáveis pela seleção manual ficam dispostas ao longo das esteiras por onde as amêndoas passam, e realizam a seleção (classificação) através de observação visual. O número de passagem na esteira é variável, dependendo da qualidade, tipo da amêndoa e velocidade da esteira.


Com isso nós finalizamos o post dessa semana, voltaremos a nos ver na próxima postagem onde iremos falar sobre os processos de despeliculamento manual, torragem a óleo, segunda etapa da centrifugação e torragem a seco. Nos vemos lá!


#OnvitNatural #VivemosMais #VivemosMelhor #AmêndoadeCastanhadeCaju #CastanhadeCaju

© 2023 todos os direitos reservados.

  • Facebook
  • Instagram
Para acessar nossa política de privacidade, clique aqui, e para acessar nossos termos e condições de uso, clique aqui.