• Onvit

Nosso processo de beneficiamento da castanha de caju parte 6!

No post de hoje iremos explicar como ocorre os seguintes processos: a segunda etapa do repouso, o despeliculamento a ar, a separação e a terceira etapa de ventilação.


No post anterior nós paramos nossas explicações após o estufamento ter sido concluído, assim depois desse processo começa a segunda etapa do repouso. Nessa parte as amêndoas de castanha de caju permanecem fora ou dentro das estufas, por até 72 horas, objetivando a redução da temperatura à ambiente. O repouso é indispensável para que as amêndoas atinjam uma umidade adequada e facilite o despeliculamento que resulta em um baixo índice de quebra das amêndoas e elevado rendimento na retirada da película.


Passado a segunda etapa do repouso, as amêndoas seguem para o despeliculamento. Onde por pressão de ar, de 2 a 4 Kg, gera atrito e auxilia na retirada da película. Na saída do despeliculador tem uma placa magnética, para retenção de materiais/fragmentos metálicos. As amêndoas inteiras seguem para a separação e as em pedaços seguem para a terceira etapa da ventilação. As películas retiradas das amêndoas seguem para o estoque de casca.


Na etapa de separação, as amêndoas inteiras passam por uma máquina de rolos, com o objetivo de separar amêndoas inteiras e batoques das bandas e pedaços. Porém, também pode ser usada para separar tamanhos (espessuras) diferentes de amêndoas inteiras. Dependendo das amêndoas, é realizado ajuste do equipamento.


Por último, na terceira etapa de ventilação, uma máquina rotora faz com que ocorra a retirada da película, pó, pedaços de granulados mais leves e pedaços pequenos de casca. Os produtos que passam por essa etapa são: inteiras manchadas, quebradas ou com película; pedaços e granulados.


Na próxima postagem estaremos explicando as etapas seguintes do nosso processo produtivo. Nos vemos lá!


#OnvitNatural #VivemosMais #VivemosMelhor #AmêndoadeCastanhadeCaju #CastanhadeCaju

© 2023 todos os direitos reservados.

  • Facebook
  • Instagram
Para acessar nossa política de privacidade, clique aqui, e para acessar nossos termos e condições de uso, clique aqui.