• Onvit

O processo de cozimento das casta-nhas de caju in natura

A seguir, iremos dar prosseguimento a explicação do nosso processo produtivo, e como ocorre as etapas de umidificação, repouso, cozimento e centrífuga da matéria prima.


A etapa de umidificação tem por princípio básico realizar a reposição da água na castanha, tornando-a mais resistente ao calor e ao choque mecânico. As castanhas com umidade inicial entre 5 e 12% são umidificadas com água nos 6 silos de umidificação e permanecem até 2 horas nesse processo. As castanhas devem obter umidade final entre 10 e 18%.


Após a umidificação da castanha in natura, a água é retirada dos silos e as castanhas devem permanecer neles de 45 a 90 horas. São coletadas amostras de cada tipo de castanha para a determinação da umidade, antes e ao longo do processo, e para liberação das castanhas para cozimento.


Dentro do cozinhador, passam por uma esteira a qual transporta as castanhas para que fiquem imersas no próprio LCC (líquido da castanhas de caju) aquecido. O cozimento ou fritura é realizado à temperatura de 210 a 230°C por cerca de 3 minutos, dependendo do tamanho e da umidade da castanha. A finalidade dessa operação é tornar a casca friável, vitrificar o líquido da casca e facilitar a soltura da amêndoa do endocarpo. No cozimento, as castanhas (na temperatura ambiente) sofrem choque térmico ao entrar em contato com a alta temperatura do LCC, criando uma grande pressão de vapor, com seguida expulsão de água e do LCC contido.


Após a operação de cozimento, as castanhas são enviadas às centrífugas para a remoção do LCC remanescente, e por fim, a matéria prima cai numa peneira vibratória para retirada de impurezas. Na sequência, são transportadas para o silo de resfriamento.


Com isso, pode-se observar os cuidadosos processos por onde a castanha de caju in natura passa para obtenção da amêndoa. No próximo post iremos continuar na descrição do nosso processo e visualizar melhor o tratamento que é dado há amêndoa de castanha de caju.


#OnvitNatural #VivemosMais #VivemosMelhor #CozimentodaCastanhadeCaju #CastanhadeCajuinNatura

© 2023 todos os direitos reservados.

  • Facebook
  • Instagram
Para acessar nossa política de privacidade, clique aqui, e para acessar nossos termos e condições de uso, clique aqui.