• Onvit

Continuação do processo de beneficiamento da castanha de caju!

Nesse novo post iremos explicar como ocorre os seguintes processos de: Peneiramento, a segunda etapa de ventilação, a seleção eletrônica e o estufamento.


Na etapa de peneiramento, as amêndoas de castanha de caju passam por peneiras vibratórias com furos circulares de várias medições, para serem limpadas por espessura; dependendo do tipo de amêndoa, as aberturas circulares utilizadas podem ser de 12mm; 14,8 a 15,2mm; 17mm; e 19,5mm. Uma vez peneiradas as amêndoas seguem para a ventilação onde ocorre a separação da amêndoa e da casca.


Quando os processos de peneiramento e ventilação terminam, as amêndoas passam por uma seleção eletrônica num equipamento SANMAK. O objetivo dessa etapa é separar as amêndoas da casca, retorno e ração. As amêndoas chegam a passar até 3 vezes na seleção eletrônica para que se possa aproveitar o máximo possível do produto.


Na estufa, as amêndoas são recebidas com umidade entre 8 e 12%. Com esse valor de umidade, torna-se difícil a remoção da película que a envolve. A estufagem torna essa película mais quebradiça e mais fácil de ser removida. A redução da umidade durante o estufamento não deve ultrapassar o limite mínimo de 2,9%, para manter a integridade estrutural da amêndoa. Assim, as mesmas seguem para as estufas, com temperatura de 75 a 120°C, e permanecem lá por no mínimo 8 horas e no máximo por 13 horas, dependendo da umidade, tipo da amêndoa e quantidade. A cada 4 a 6 horas de trabalho, são realizadas as trocas de posição das amêndoas dentro da estufa estacionária, para contribuir com a uniformidade e a homogeneização das amêndoas. As amêndoas são retiradas da estufa com umidade entre 2,9 a 3,5%. Para a embalagem final, a umidade máxima é 4,5%.


No próximo post iremos continuar descrevendo nosso processo produtivo, e adentrar nas etapas onde há um refinamento no tratamento dado há amêndoa de castanha de caju.


#OnvitNatural #VivemosMais #VivemosMelhor #CastanhadeCajuinNatura #AmêndoadeCastanhadeCaju #CastanhadeCaju


© 2023 todos os direitos reservados.

  • Facebook
  • Instagram
Para acessar nossa política de privacidade, clique aqui, e para acessar nossos termos e condições de uso, clique aqui.