• Onvit

Classificação das Castanhas de Caju in Natura

Nesse novo post continuaremos descrevendo nosso processo de produção, e iremos explicar como classificamos as castanhas in natura e como ocorre a segunda etapa de armazenamento e lavagem das mesmas.


Dando continuidade ao nosso processo produtivo iremos classificar as castanhas in natura, que ficaram armazenadas nos sacos de ráfia, através de um equipamento que irá limpá-las e retirar suas impurezas como folhas, pedras, areia e pedaços de pedúnculo, que são fonte de contaminação e aceleram a deterioração das castanhas durante o armazenagem. A classificação, realizada num equipamento com peneiras cilíndricas rotativas, consiste na separação das castanhas em função de seu tamanho. As peneiras classificam a matéria prima em:

  • Cajuí: produto que vaza na peneira de 17 mm de diâmetro;

  • Pequena: produto que vaza na peneira de 21 mm de diâmetro;

  • Média: produto que vaza na peneira de 23 mm de diâmetro;

  • Grande: produto que vaza na peneira de 25 mm de diâmetro;

  • Extra grande: produto que fica retido em todas as peneiras anteriores e sai ao final do classificador.

Após a classificação, as castanhas seguem para a segunda fase do armazenamento, onde as que estiverem com uma umidade entre 5 a 12% são armazenadas no galpão. Depois de limpas, classificadas e secas, as castanhas podem ser armazenadas por até 01 ano. O armazenamento é feito em sacos de fibra vegetal (juta), com capacidade de 50kg.


Depois da segunda fase de armazenamento a matéria prima segue para a lavagem, onde as castanhas in natura são despejadas em uma lavadora específica. Nesse equipamento ocorre uma segunda retirada de impurezas, como areia, folhas e outros materiais estranhos. Nesse equipamento as castanhas são lavadas com água tratada e ficam boiando, depois seguem para os silos de umidificação. As impurezas pesadas ficam acumuladas no fundo da lavadora, sendo recolhidas posteriormente.


Com esses três novos processos, conseguimos visualizar todas as etapas de pré produção que acontecem com a matéria prima. Nos próximos posts iremos ver mais de perto a transformação da castanha de caju in natura em amêndoa de castanha de caju.


#OnvitNatural #VivemosMais #VivemosMelhor #ClassificaçãodaCastanhadeCaju #CastanhadeCajuinNatura

© 2023 todos os direitos reservados.

  • Facebook
  • Instagram
Para acessar nossa política de privacidade, clique aqui, e para acessar nossos termos e condições de uso, clique aqui.